top of page

JORNAL "A SÍSTOLE"

     O Jornal “A Sístole” foi criado em junho de 2017, durante a gestão “Raízes” do Centro Acadêmico de Medicina de Macaé II de Abril (CAMM) com o objetivo de registrar a história da UFRJ-Macaé e divulgá-la dentro e fora do ambiente acadêmico. O nome “A Sístole”, sugerido pelo então estudante Quéfrem Artur de Freitas Vieira, foi vencedor do concurso cultural elaborado pelo CAMM e propõe um conceito de luta contra a estase e a estagnação, além de possuir sonoridade semelhante à “assisto-lhe”, representando o princípio fundamental da medicina: o cuidado.


     A construção e a produção do jornal são baseadas na movimentação dos discentes, responsáveis pela redação e pela revisão de textos, além da diagramação e design das artes das edições. Cada seção é escrita por um grupo de estudantes de medicina, buscando entrevistar outros estudantes e/ou ex estudantes do polo universitário, professores, técnicos administrativos ou até mesmo textos autorais de acordo com o tema da seção. Pode ser feito um número variável de tiragem impressa por edição e o jornal é divulgado massivamente em formato digital na página do Centro Acadêmico, nos grupos de WhatsApp e enviado por e-mail aos estudantes, professores, entrevistados, além de outros centros e diretórios acadêmicos.

 

     Inicialmente, o jornal estava vinculado ao projeto “Construindo Pontes” e, nesse período, produziu quatro edições semestrais, sendo a última publicada em outubro de 2018. Em meados de 2019, o jornal “A Sístole” ganhou uma nova configuração a partir de sua associação ao projeto de extensão coordenado pelo professor Ítalo Rodolfo Silva e pelas discentes Karine Marques Corrêa e Ramila Cristina Lopes Tostes. Assim, para além da sua costumeira edição semestral adjunta ao Centro Acadêmico de Medicina de Macaé II de Abril, o Jornal “A Sístole” também passou a promover conhecimento, interação e informações referenciadas a partir de suas mídias sociais.


     Já em 2020, em um misto de novidade e retomada, o jornal “A Sístole” deu início às suas publicações semanais, por meio de mídias sociais de amplo alcance. No entanto, com o advento da pandemia da COVID-19, as atividades presenciais com a equipe ficaram suspensas e toda a organização pré-estabelecida foi revertida para o contexto da quarentena. Desde março de 2020, a equipe "A Sístole" vem realizando reuniões por plataformas digitais, promovendo a união e o trabalho de maneira satisfatória, afinal, entendemos que o compromisso de informar nossos colegas e a população tem se tornado cada vez mais necessário.


     Espera-se que o jornal resgate os anos de luta da construção do curso de medicina da UFRJ-Macaé, registre todos os acontecimentos do presente e funcione como um documento histórico para sua futura comunidade acadêmica, além de incentivar e mostrar para a população de Macaé a existência e a importância da UFRJ na cidade.

EDIÇÕES:

bottom of page